Administração - Sexta-feira, 17 de Fevereiro de 2017

História do município

história do município

História do município

O surgimento de TAIÚVA está ligado ao avano da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, na sua marcha de penetrao, vindo de Jaboticabal e Barretos.

O primeiro ncleo de habitantes, de que se tem noticia dentro dos limites do atual município de Taiva, data de 1.901, quando o portugus Antonio Ribeiro Barata e Francisco Ribas, levantaram o primeiro esteio. Edificaram um barraco de madeira, onde montaram um armazm de secos e molhados e instalaram uma panificao.

Quando a ferrovia atingia a serra de Ibitirama, os trabalhadores e seus engenheiros supriam-se no armazm daqueles pioneiros. Novas construções foram surgindo e a paisagem comea a modificar-se.

Em 1.902, Joo Faria e Jos Mineiro, cortaram uma rvore, da propriedade do Senhor Pedro Jos Pedrinho, que depois de lavrada, fabricaram um cruzeiro com o qual foi levantado no local onde seria construda uma capela, onde ento, atrados pela fertilidade do solo, antevendo progresso com a inaugurao da Estao da Paulista, comearam a aportar novas famlias.

Naquele local, onde a estao estava sendo construda, divisava-se com um tronco de cedro, a inscrio ITAYUVA.

Neste mesmo ano de 1.902 os habitantes do lugar promoveram a celebrao de uma missa campal pelo vigrio de Jaboticabal, Cnego Nncio; em fins de 1.902, quando a estrada de ferro já era uma realidade, o local já era conhecido por TAIÚVA, com a efetivao da construo de um edifcio da Companhia Paulista. A estao estava inaugurada. Nova celebrao foi promovida, era uma missa inauguradora da capela de cujos trabalhos datam de princpios de 1.903.

Concluda, foi adquirida uma imagem de Santo Antonio, escolhida pelos moradores como seu padroeiro. O primeiro capelo foi o Reverendssimo Fernando Louzada, que exerceu o cargo at fevereiro de 1.911.

Sabe-se que desde 1.890 já haviam fixado residncia e naquelas alturas donos de terra, os irmos Jos, Joo, e Antonio Simes de Freitas, Antonio Baslio da Cunha, Antonio Zeferino Gonalves e Jos Elias Lopes.

A primeira Professora em Taiva foi a Senhora Ana de Oliveira Ferraz.. Foi ela responsável pela formao cultural da primeira gerao de Taiuvenses, sendo que muitos deles alcanaram um papel preponderante no campo da cincia, comrcio e indstria, tais como: Dr. Joo Cambava, Dr. Dorival Cardoso etc...

Para se ter uma idia do vertiginoso surto de progresso que Taiva assistiu em apenas cinco anos, basta dizer que já em 1.907, a nossa população era de aproximadamente 1000 habitantes. Existiam mais ou menos 200 casas, numerosas fazendas de caf, vrias mquinas de beneficiar caf e arroz, quatro hotis, duas farmcias, dois médicos e um cirurgio-dentista. A estao da Companhia Paulista era a mais movimentada da região.

Em 8 de abril de 1.908, fundou-se o primeiro jornal, sendo seus Diretores os Srs. Lindolpho Maia e Ernesto de Carvalho. Ao lado do jornal surgirem duas fbricas de cerveja e gasosa de propriedade dos senhores Jos Bordignon e Lopes e Ricardo.