.
Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Notícias por Categoria
Prefeitura corre contra o tempo para evitar novas multas e danos ambientais
Em 18 de dezembro de 2024, o Município de Taiúva foi multado pela CETESB em razão da ineficiência de todas as lagoas de tratamento existentes no Município (Santa Maria, Santa Rita e Melo).
Entende-se por ineficiência, em termos claros e objetivos, o lançamento de esgoto, sem o tratamento ambientalmente exigido, direto no curso d'água.
As autuações alcançaram, juntas, mais de R$ 30 mil reais que foram pagas no início de janeiro do corrente ano.
Tal situação, também, motivou o ajuizamento de Ação Civil Pública pela Promotoria de Justiça de Jaboticabal para retirar o Município da inércia/abandono dos anos anteriores e obrigá-lo a adotar medidas efetivas de melhorias nas lagoas.
A gestão atual precisou, portanto, agir e rápido, para sanar falhas de anos e evitar novas autuações e danos ambientais.
De início, fora realizada reunião na CETESB de Jaboticabal, no início deste ano, com a presença de representantes do referido órgão ambiental, Srs. Guilherme e Jefferson, e também do Prefeito Mauro Vicente Bersi e do Dr. Rafael Botta.
Na ocasião, os representantes municipais firmaram compromisso de adotar medidas efetivas e ágeis para promover o quanto antes a eficiência das lagoas, lamentando o descaso que encontraram.
Acordou-se que, em pouco dias, o Município apresentaria à CETESB um plano minucioso de ação, para cada lagoa de tratamento, contemplando levantamento de todas as necessidades de melhoria e prazos de regularização, e isso cumprido, não haveria novas autuações.
Tais planos de melhorias já foram apresentados à CETESB pela atual gestão, bem como já foram todos aprovados, sem ressalvas.
Nos planos o Município dividiu as medidas de atuação em duas frentes, a primeira, com prazo não superior a 90 dias, adotar as medidas urgentes para retomada da eficiência das lagoas, com melhorias relacionadas à limpeza externa, manutenção do sistema primário, remoção do lodo superficial, conserto e reposição de todos os aeradores quebrados e furtados, inclusive, do transformador de energia, também furtado.
A segunda frente, com prazo de até 3 anos, por envolver disposição significativa de recursos financeiros, programou-se a remoção do lodo superficial profundo das lagoas, para aumentar sua expectativa de vida.
As medidas de manutenção e melhorias urgentes já estão em fase final de conclusão, e o cronograma em dia.
A Prefeitura reforça seu compromisso com a causa ambiental e principalmente com a manutenção e zeladoria dos equipamentos públicos, convidando todos os interessados a acompanhar e fiscalizar de perto os compromissos assumidos, sem deixar de registrar que, eventuais omissões com o trato da coisa pública serão devidamente punidas no momento oportuno.
Instalação de câmeras de segurança
Como parte dos esforços para garantir a manutenção das lagoas de tratamento e coibir furtos e vandalismos nos equipamentos públicos, a Prefeitura anuncia que, em breve, câmeras de segurança serão instaladas nos locais.
.
.
.
.