Administração - Sábado, 04 de Abril de 2020

Taiúva- Ações realizadas contra o Coronavirus!

Leia com atenção!!!

Desde que a Organização Mundial da Saúde (OMS) , Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde,  detectaram uma pandemia, causada por um novo Vírus, o Covid 19 ou Coronavirus,  a Administração Municipal de Taiúva, segui e segue a risca  todas orientações dos órgãos e Autoridades de Saúde  citadas acima, evitando que este " inimigo invisível " , chegasse a proliferar  rapidamente na população e, trazer risco de vida á idosos e vulneráveis, pois, estudos revelam que a maioria destes, necessitariam de  internações em UTI e, utilizaram respiradores ( não há número suficiente na região e no Mundo para socorrer todos).
O Prefeito Francisco Sérgio  Clapis ( kiko ) do PTB , reuniu se por várias vezes com.o Diretor Clínico da Saúde do Município Dr Luiz Gustavo Zeola de Miranda, com a Gerente de Enfermagem Silvana Dep Lúcia, com a responsável da Vigilância Epidemiológica Enfa Luana Danze  Pedrinho e , com a maioria do Corpo de Enfermagem para tratarem as diversas formas de atendimento da população e, quais estratégias a serem tomadas.
Foram baixados Decretos Municipais, regulado inicial como Emergencial e, posterior, de Calamidade Pública, regulamentando vários assuntos sobre o contágio e expansão do Covid 19.
Comércios baixaram suas portas, somente serviços  essenciais ficaram e estão sob segunda ordem do Executivo Taiuvense , que por sua vez, baseia se em material disciplinado pelo Governo Federal e Estadual.
Importante citar que , até as aulas da rede pública foram suspensas, consultas médicas: ambulatoriais; odontológicas suspensas e, várias medidas foram tomadas quanto o desinfetar prédios públicos, veículos da frota municipal; somente emergencia/urgência  são atendidas no Pronto Socorro Municipal,  logo, uma descompensacso arterial, dores, diabetes e outros quadros clínicos foram e estão sendo atendidos na Unidade Básica de Saúde João Adauto Vidal.
Com a pandemia instalada , Prefeito, Vereadores, Polícia Militar e Civil, Guarda Municipal, Lideranças Religiosas e  Munícipes uniram se para passarem informacoes  e auxiliar em nas fiscalizações em geral naquilo que concerne ao caso.Auxiliaram em orientações de higiene : uso de álcool gel nas mãos, o lavar as mãos e o ante braço com água e sabão, sabonete, detergente , o aconselhamento social etc.
A PREFEITURA mandou confeccionar um panfleto  assinado pela nutricionista Graziela Freschi, dando dicas de alimentos saudáveis que contribuem com a imunidade do organismo.
Enquanto isso, cartazes foram afixados  na cidade sobre o contágio  da doença e  faixas alertavam a população quanto ao corona vírus!
Kiko e Silvana, por várias vezes foram na Rádio Comunitária usar dos serviços de orientações aos ouvintes , onde abordaram os vários cuidados para a não disseminação do vírus!
Para reforçar, um Carro de som volante foi colocado nas ruas da cidade durante semanas, alertando a população em geral sobre o problema que todos teriam.que enfrenta e é, citava os cuidados de higiene etc.
O Município adquiriu álcool gel , sabonete líquido e cloro concentrado que foram distribuídos em todos os setores , inclusive , durante , mais de uma semana : ruas, avenidas, praças,  frente do Hospital, UBS  , mercados etc,  foram desinfetados com um Caminhão pipa aspergindo , hipoclorito de sódio.
O Município através do CRAS e Fundo Social, com recursos da Prefeitura, estarão distribuindo cestas de alimentos: arroz, feijão, macarrão, massa de tomate, tempero, sal, óleo, café, bolacha, sabão em pó,  fubá etc , devendo constar ainda , matéria de higiene : sabonete e creme dental, além de limpeza: água sanitária.
A PREFEITURA com recursos dos Governos do Estado e da União, deverá adquirir álcool gel para serem icluidos nesta cesta.
Serão distribuídos os kits para todos aqueles inscritos no Cad Único e, ainda, pessoas desempregadas e, para famílias que possuem entes acamados.
O Executivo Taiuvense , estuda , após ouvir médicos, a inclusão de comprimidos de vitamina C , que auxilia o organismo no combate à resfriados e gripes,agindo na imunidade!
Lembramos ainda que, toda vacinação contra os virus: influenza, h1n1 foram aplicados , conforme preconiza o Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde.
Até o dia 04/04/2020, apenas 01 (um) caso da doença foi constatado através de exame laboratorial particular (segunda informações)   pois o Munícipe contraiu a doença fora do Município ( aguardamos a contraprova através do laboratório do Instituto Lutz); sendo que , é importante citar, não temos nenhum caso suspeito registrado pela Vigilância Epidemiológica local ou Regional, referente a Taiúva.
O  Gestor Público pretende comprar respiradores para colocar no Hospital e , em Ambulância para o transporte, através de verbas dos Governos do Estado e Federal.
Kiko comentou ainda, que nos próximos dias, chegarão mais luvas, máscaras, " capa de chuva "- plástico que serve p cobrir o enfermeiro, médico para evitar o contato corpóreo e, muito hipoclorito de sódio (cloro), álcool gel etc.
O Prefeito agradece publicamente as Usinas Nsrdini de Vista Alegre do Alto e Pitangueiras, pelas doações de álcool 70, usados para desinfetar, a parte interna de Ambulância e, Há na, Lombos, Ônibus, balcões de atendimento etc.