.

Acessibilidade

Aumentar Fonte
.
Diminuir Fonte
.
Fonte Normal
.
Alto Contraste
.
Libras
.
Vlibras

O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

Mapa do Site
.
Acesso à informação
.

De Segunda a Sexta das 7h ás 16:30h

Administração - Quarta-feira, 04 de Julho de 2018

Buscar Notícia

Notícias por Categoria

Censo agropecuário do ibge já está pronto em Taiúva

Censo agropecuário do ibge já está pronto em Taiúva


Censo agropecuário do ibge já está pronto em Taiúva

A Comisso Municipal de Geografia e Estatistica esteve reunida no Gabinete da Prefeitura para concluso dos trabalhos do Censo Agro 2017.

Foi partir de outubro do ano passado o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE) foi a campo para conhecer as caractersticas e a produo de todos os estabelecimentos agropecuários do territrio brasileiro. o Censo Agropecurio, Florestal e Aqucola 2017, principal e mais completa investigao estatstica e territorial sobre a produo agropecuria do pas, que mobiliza milhares de pessoas desde a fase de seu planejamento at a divulgao dos resultados. Segundo o site do IBGE, este censo nacional adotou a data de 30 de setembro para o final da pesquisa a campo, na qual "estaro referidas as informaes sobre estoques, efetivos da pecuria, da lavoura permanente e da silvicultura, entre outras totalizaes". O escritrio do IBGE mais prximo de Taiva está em Bebedouro e o seu pessoal pde contar com o apoio logstico da Prefeitura Municipal de Taiva e do apoio tcnico da Casa da Agricultura de Taiva - CATI regiãonal Jaboticabal, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de So Paulo.

Em Taiva, alm das visitas nas propriedades e nas residncias dos produtores rurais, ocorrem algumas reunies de trabalho, sendo que a ltima foi realizada agora em junho, no Gabinete da Prefeitura, para concluso do censo agropecuário do município. Os trabalhos foram realizados com a presena do Prefeito Kiko, que tambm fez parte da Comisso Municipal de Geografia e Estatstica. A reunio contou com a equipe do escritrio regiãonal do IBGE; com funcionrios municipais, principalmente das reas de Planejamento, Manuteno de Estradas, Transporte, Agricultura e Sade - os quais estiveram permanentemente empenhados no apoio aos recenseadores do IBGE.

Durante a apresentao dos resultados preliminares, a Coodenadora regiãonal do IBGE, Eva Neide Ragozoni, comentou que os proprietrios rurais colaboraram bastante, foram muito gentis e que receberam muito bem os recenseadores. Segundo a Coordenadora Eva Neide, "as informaes esto sendo tabuladas no banco de dados do IBGE, com sede no Rio de Janeiro, para posterior divulgao oficial"; mas mesmo assim, ela trouxe para a Comisso alguns dados, digamos, já concretos sobre o município de Taiva.

O Chefe da Casa da Agricultura de Taiuva, Jorge Mariano, tambrm membro da Comisso Municipal de Geografia e Estatstica, informou durante a reunio de trabalho que o Levantamento das Unidades Produtivas Agropecurias - o LUPA, que o censo agropecuário estadual, foi tambm concludo recentemente, e disse que os dados esto bastante consistentes e coincidentes com os do Censo Agro 2017 do IBGE. Mariano repassou, informalmente, alguns valores levantados sobre nosso município. So valores aproximados e aqui esto apresentados de forma simplificada. Vejamos: de um pouco mais de 13.000 hectares que formam a rea total do município de Taiva, podem ser encontrados 9.000 hectares que esto plantados com a cana-de-aucar. Segundo ele, "houve reduo da rea plantada com laranja e que hoje está em torno de 350 hectares. Mariano concluiu que "alm da laranja, h destaque para manga, goiaba, limo e abacate e que, evidentemente, h uma diversidade muito maior da produo taiuvense - como o amendoim e a mandioca ".

254 Visualizações

Notícias relacionadas

Voltar para a listagem de notícias

.
.

Calendário de eventos

.
.

Acompanhe-nos

.
.

Prefeitura Municipal de Taiúva - SP.
Usamos cookies para melhorar a sua navegação. Ao continuar você concorda com nossa Política de Cookies e Políticas de Privacidade.